Proposta Pedagógica


A Escola Dom Quixote tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos sociais, cognitivos, emocionais, corporais e educacionais.
A filosofia da escola é formar cidadãos conscientes e comprometidos na construção de um mundo melhor. Desse modo, nossa proposta pedagógica visa garantir à criança o direito de brincar, pois esse é o caminho pelo qual ela aprende e se relaciona com o mundo.
Assim, optamos por uma proposta que privilegia a criança como um ser em desenvolvimento contínuo e progressivo, protagonista de seu conhecimento, interagindo com o meio ambiente, priorizando as habilidades individuais, sem, contudo, desconsiderar seus conhecimentos prévios e as diversidades.
Nossa metodologia de ensino está baseada numa proposta sócio interacionista onde o professor e o aluno têm papel essencial no processo de ensino e aprendizagem, possui uma postura que aguça a curiosidade, a capacidade de argumentar e a relação com o outro, tornando o aprendizado agradável e prazeroso.